EXAMES OCUPACIONAIS

Os EXAMES têm como finalidade a redução do absenteísmo motivado por doenças ocupacionais e agravamento de outras pré-existentes. Além da redução dos acidentes do trabalho, a garantia de empregados mais adaptados à função. Podemos também evitar implicações legais e multas por não adequação as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Os exames deverão seguir rigorosamente o que está descrito no PCMSO elaborado por um Médico do Trabalho.

www.nstpecem.com.brASO - ATESTADO SE SAÚDE OCUPACIONAL- É um exame médico obrigatório normatizado na NR7, onde o médico examinador conclui o exame clínico com base nos resultados dos exames complementares atestando a aptidão ou restrição para a função. Devem ser realizados os exames durante: admissão, demissão, retorno ao trabalho, mudança de função e periódico. A 1ª via do ASO deverá ser arquivada no local de trabalho e a 2ª via obrigatoriamente deverá ser entregue ao trabalhador mediante recibo. Este exame tem validade geralmente de um ano ou conforme prazo determinado no PCMSO.


EXAMES COMPLEMENTARES

www.nstpecem.com.br- AUDIOMETRIA: é o exame que avalia a capacidade de ouvir sons ou o grau da perda auditiva em cada ouvido isoladamente. O resultado é um gráfico que informa em Decibéis a escala da audição. Seu objetivo é avaliar e detectar possíveis alterações e a partir daí, adotar medidas administrativas de segurança, principalmente no controle do uso de EPI's.



www.nstpecem.com.br- ECG: é o exame Cardiológico (coração) onde é feito um registro gráfico das variações elétricas geradas pelo ritmo cardíaco produzindo uma "assinatura cardíaca". Podemos avaliar com segurança distúrbios relacionados com alterações no tamanho do coração, infartos prévios e até mesmo o risco de morte súbita.



www.nstpecem.com.br- EEG: é o exame realizado no cérebro sobre o couro cabeludo através de eletrodos destinados a estudar a intensidade dos potenciais elétricos. As indicações deste exame são: epilepsia e distúrbios cerebrais, voltados principalmente para a avaliação do risco do trabalho em altura, espaços confinados ou operações de máquinas e/ou transporte de passageiros e cargas.



www.nstpecem.com.br- ESPIROMETRIA: também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória , este exame atesta a capacidade pulmonar e o fluxo de ar nas vias aéreas comparando com resultados (padrões) de outras pessoas saudáveis na mesma faixa etária.



www.nstpecem.com.br- RAIO-X: este exame consiste na aquisição de imagens através do equipamento que emite raios gerando uma imagem do local desejado O Raio X de Tórax é o exame radiológico mais comumente pedido pelo Médico do Trabalho sendo um método de investigação de rotina em doenças pulmonares causadas por inalação de poeiras minerais, pneumoconioses. Todos os funcionários expostos a poeira, pó, névoa, câmaras frias, tintas e solventes em seu ambiente de trabalho (como acontece com: serralheiros, pintores, caldeireiros, jateadores, fracionadores de medicamentos, pedreiros, serventes, etc.) deverão realizar tal exame. O Raio X da Coluna Vertebral também é um exame que pode ser pedido para os funcionários que carregam peso ou trabalham submetidos a postura inadequada.



www.nstpecem.com.br- ACUIDADE VISUAL: é o exame que determina a menor imagem retiniana percebida. Sua medida é dada pela relação entre o tamanho do menor objeto visualizado e a distancia entre o observador e o objeto.



www.nstpecem.com.br- TESTE DE EQUILIBRIO OU VESTIBULAR: este teste tem o objetivo avaliar algum distúrbio relacionado com o equilíbrio ou algum sintoma de vertigem. O teste avalia a postura e a posição estável sem oscilações ou sensação de rotação.



www.nstpecem.com.br- AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: exame realizado individualmente através de testes e indicado para as funções que necessitam manter-se em atenção continua. Por exemplo: motoristas, vigias, operadores de máquinas em geral.



www.nstpecem.com.br- EXAMES LABORATORIAIS: são exames realizados em amostras, geralmente de sangue, onde se avalia alguma alteração significativa na quantidade e níveis normais das substancias. Principais exames: Hemograma,Glicose, Grupo Sanguineo e Fator RH, Colesterol Total e Frações, Triglicerídeos, Ácido Hipúrico e MetilHipúrico, Gama GT, Sumário de Urina, Creatinina.



NST PECEM
Telefones : (85) 3315-1815 / (85) 3315-1255 / (85) 99982-9829
Rua Francisco Mendes de Oliveira, 333
São Gonçalo do Amarante - Ceará - CEP: 62674-000
Próximo ao Porto do Pecém - CE